Nós, líderes de Marketing Digital, enfrentamos um PARADOXO constante com variação de investimento sendo proporcional ao ROI, assim como as conversões, mas a comprovação efetiva… ainda fica sem exatidão.
Nosso paradoxo está em, nitidamente, ver o aumento proporcional do ROI à variação do investimento, com as conversões oscilando idem.
Assim a foi apresentado pela pesquisa The 2025 Impact of Social Media Marketing ( O impacto do marketing de mídia social em 2025: comprovando o valor comercial do social) conduzida pela Glimpse para a SPROUT SOCIAL, uma plataforma integrada de gestão e inteligência de redes sociais que ajuda empresas e agências a gerenciar suas presenças online, agendar publicações, monitorar o público, analisar dados e fornecer atendimento ao cliente através de um único ambiente.
A SPROUT SOCIAL, é também uma ferramenta que visa otimizar a estratégia de marketing, melhorar o atendimento ao cliente e gerar insights práticos para o crescimento dos negócios.
Nesta pesquisa, os mais de 1.200 líderes ouvidos e pesquisados, em todo o Mundo, apontaram ter conhecimento que as mídias sociais levam ao ROI, mas dizem que suas equipes não conseguem provar isso. A maioria dos líderes estão confiante de que as mídias sociais podem influenciar toda a jornada do cliente, mesmo que suas métricas ainda não mostrem isso.
O que coloca os profissionais de marketing de mídias sociais sob crescente pressão para fechar lacunas de atribuição e contar histórias de dados mais convincentes.
CCW – Nunca estivemos tranquilos (risos)
Mais de dois terços (mais de 800) dos líderes de marketing estão confiantes de que as mídias sociais geram reconhecimento da marca. No entanto, à medida que nos aproximamos do pico de saturação nas redes e enfrentamos um clima socioeconômico tumultuado, as métricas de topo de funil, como o reconhecimento, significam menos.
CCW – Estamos pasmados com isso.
Esses líderes também acreditam que as mídias sociais impulsionam a aquisição de clientes, a fidelidade do cliente e a receita. Embora eles não estejam tão confiantes na capacidade de sua própria equipe de vincular as mídias sociais a esses resultados. A maioria culpa sua pilha de tecnologia por dados decepcionantes, mas também está decepcionada com as métricas relatadas.
Três quartos dos líderes de marketing preveem um aumento no número de funcionários em suas equipes de mídias sociais no próximo ano.
Mais de 50% afirmam querer contratar para funções especializadas, incluindo otimização de buscas em mídias sociais, atendimento e suporte ao cliente em mídias sociais, mídias sociais pagas, marketing de influenciadores e análise e monitoramento de mídias sociais.
Os líderes classificam a criação de conteúdo abaixo dessas funções em ordem de importância para a contratação, o que é inesperado, já que muitos acreditam que suas marcas precisam postar mais. Outros 71% dos líderes também indicam que aumentaram seus investimentos em agências e freelancers desde a adoção da IA, indicando que a implementação está impulsionando a terceirização de recursos.
CCW – Felicidade para os colaboradores que poderão se especializar e estudar métodos comprobatórios 😉
Fonte: The 2025 Impact of Social Media Marketing (GLIMPSE – SPROUT SOCIAL, MAIO/2025)